Bem-vindos à Franche-Comté



France

Existe um excelente meio de descobrir a França: uma estadia na Franche-Comté. Isto permitir-lhe-á descobrir uma natureza preservada, praticar actividades ao ar livre: VTT, águas vivas, esqui e raquetes para a neve no Inverno, circuitos pedestres de todo o tipo, roulottes, parapente, pesca. riviere Esta região, entre as mais belas regiões francesas é particularmente rica em ribeiras, as águas descem os declives abruptos das montanhas  – lagos,, rios, cascatas, vales profundos, são imperdíveis – e as suas florestas são omnipresentes. Ela possui dois maciços parcialmente classificados como parques naturais regionais: os Vosgos e o Jura. Ela partilha as suas fronteiras com a Suíça, está às portas da Alemanha, e situa-se entre a Borgonha e a Alsácia.





A Franche-Comté dispõe de um património tão variado quanto atípico, notavelmente com a capela de Ronchamp, incrível obra do visionário arquitecto do século XX, Le Corbusier, que vêm visitar pessoas das 4 partes do mundo, saline ou ainda a Salina Real de d’Arc et Senans, notável exemplo de arquitectura industrial, classificado Património Mundial pala UNESCO (um dos 6 sítios em França). 8 cidades e 23 localidades históricas contam com tesouros insuspeitos, edifícios insólitos, festas, expressão de uma vida, elas têm em comum o desejo de preservar estes vestígios de um rico passado.

jouets Os francs-comtois são acolhedores, sedutores e criativos : pode reencontrar os traços de ilustres personagens da região: Louis Pasteur na origem da vacina contra a raiva, e do processo o mesmo nome “pasteurização”, ou ainda a família Peugeot, pioneira do automóvel. A sua criatividade modelou a economia da região. A indústria do brinquedo desenvolveu-se no Jura a partir do “savoir faire” dos torneiros em madeira. Hoje em dia as empresas que trabalham a madeira são verdadeiros especialistas como Vilac, Monneret, Smoby. A relojoaria desenvolveu-se desde o século XV no Jura e os seus fabricantes ocupam um lugar destacado na economia da região.



A indústria, notavelmente Alstom empresa líder na construção ferroviária, ou ainda Peugeot, célebre fabricante automóvel cujo museu, muito rico, retraça o seu percurso.

Com 2 maciços, os Vosgos a Norte e o Jura a este, a Franche-Comté beneficia de uma situação e de possibilidades excepcionais para os amadores de esqui alpino e de esqui de fundo. As estações de Métabief, as Rousses, e numerosas estações em aldeias propõem-lhe equipamentos e estruturas de acolhimento para o prazer der todos, e a certeza de estadias relaxantes e inesquecíveis.

Mas uma estadia em Franche-Comté, gastronomie é também e sobretudo o momento para desfrutar da nossa maneira de viver e dos excelentes vinhos das vinhas do Arbois, de se regalar num dos restaurantes gastronómicos onde os produtos locais são preferidos, ou ainda provar no local o famoso queijo « Vache qui rit ». É também o momento adequado para fazer uma paragem para compras na capital regional, Besançon.

Durante todo o ano, diversas manifestações animarão a sua estadia.

Boas férias na Franche-Comté.